O que é o PPR: Programa de Proteção Respiratória?

Para que os colaboradores de uma empresa possam desempenhar suas tarefas diárias, é necessário que exista uma estrutura de suporte da empresa responsável que ofereça total segurança e proteção à sua saúde. Para que isso ocorra de forma efetiva, essas empresas são obrigadas a aplicar diversos programas, dentre eles o PPR, sobre o qual falaremos nesse artigo. Você sabe o que é o PPR? Conhece a sua importância? Confira a seguir e tire as suas dúvidas.

O que é o PPR?

PPR é a sigla utilizada para se referir ao Programa de Proteção Respiratória. Esse programa torna-se obrigatório de ser implementado em todas as empresas que possuem trabalhadores que precisam utilizar respiradores por realizarem suas atividades em ambientes que possuem materiais em suspensão, e que por consequência podem acabar prejudicando a saúde e danificando suas vias aéreas (fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos).

O objetivo desse programa é garantir a proteção do trabalhador no que diz respeito a inalação de substâncias impuras (poeira, gases, fumos, entre outros), e a exposição aos riscos químicos do ambiente que podem afetar negativamente sua saúde. No PPR ocorrem processos de seleção e utilização dos respiradores para cada trabalhador, onde também são realizadas avaliações dos riscos existem para que os mesmos sejam eliminados ou reduzidos e assim definir quais serão os equipamentos de proteção respiratória (EPR) adequados para cada tipo de atividade. Os respiradores também são equipamentos de proteção individual, os EPIs, você pode conferir mais informações sobre esses equipamentos no artigo do nosso blog.

A Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, determina que todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória – EPR, quando necessário, para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Proteção respiratória e as doenças ocupacionais

Assim como os equipamentos de proteção individual protegem os trabalhadores dos riscos que não podem ser eliminados no ambiente de trabalho, o mesmo cuidado deve ocorrer para protegê-los de serem contaminados em ambientes que possuam riscos ambientais e que por consequência causam doenças ocupacionais. 

Para que ocorra o controle efetivo dessas doenças e a realização de tarefas seja segura, é necessário identificar as substâncias existentes no ambiente, o que é um pouco mais difícil devido muitas delas serem invisíveis a olho nu. Após a identificação será possível determinar qual é o melhor EPR a ser utilizado em uma tarefa específica. Em ambientes onde estão presentes agrotóxicos, poeiras minerais, entre outros, o PPR torna-se obrigatório para reduzir os riscos de doenças ocupacionais.

Quando os equipamentos de proteção respiratória forem definidos juntamente com as medidas que serão implementadas para garantir a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho, será necessáro fazer um teste de vedação. 

O teste de vedação irá conferir se o EPR que foi selecionado realmente está apropriado para ser utilizado no rosto do trabalhador. Como cada pessoa possui um formato de rosto diferente, o teste de vedação deve ser feito em todos os trabalhadores para averiguar se eles estão protegidos o suficiente contra possíveis contaminações e se a utilização dos EPR é confortável ou possui algum problema na sua utilização.

Para que essas medidas de segurança funcionem com sucesso, é imprescindível que ocorram manutenções, higienizações e a limpeza dos EPRs, assim como o monitoramento do uso por parte dos trabalhadores. Também é indispensável que ocorram avaliações médicas e o monitoramento de possíveis exposições. Por último, mas não menos importante, o armazenamento correto e o descarte do EPR quando for necessário é extremamente importante para a segurança e saúde do trabalhador.

A Vital Gestão em Saúde possui um conjunto de conhecimentos técnicos e normas específicas que auxiliam na redução de risco de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais, oferecendo um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio da identificação, análise e controle das situações de risco, e garantindo a proteção da saúde e integridade física e mental dos trabalhadores.

Invista na saúde de seus colaboradores! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se interessou pelo assunto?

Artigos relacionados:

Cultura de segurança no trabalho

A construção de uma cultura de segurança do trabalho é necessária para qualquer empresa, pois a busca por um ambiente de trabalho seguro vai além de ser