skip to Main Content
21 3503-8333 / 3503-8300 comercial@vitalsaudeocupacional.com.br

Entenda o que são os EPIs e EPCs

No Brasil, foram criadas diversas normas regulamentadoras que possuem o objetivo de fazer com que as empresas evitem que seus trabalhadores sofram algum tipo de acidente ou adquiram doenças ocupacionais. Uma dessas normas é a NR6, que diz respeito aos Equipamentos de Proteção Individual, sobre a qual falaremos a seguir. Confira e tire as suas dúvidas!

EPI x EPC

A Sigla EPI, como falado anteriormente, que dizer Equipamento de Proteção Invidual. De acordo com a Norma Regulamentadora, esses equipamentos são todos os dispositivos ou produtos que atuam na prevenção de riscos e ameaças à saúde e segurança do trabalhador. 

Alguns exemplos de EPIs: capacetes, máscaras, viseiras, abafadores de ruídos, óculos, sapatos, cinto de segurança, protetores auriculares, entre outros.

Quando se fala dos Equipamentos de Proteção Coletiva, a sigla utilizada é a EPC. Basicamente, os EPCs são aqueles equipamentos que possuem a finalidade de proteger um grupo de pessoas quanto elas estão realizando uma tarefa. 

Alguns exemplos de EPCs: extintores de incêndio, redes de proteção, placas de segurança, kit de primeiros socorros, entre outros.


Obrigações do empregador e deveres do empregado

Segundo a Norma Regulamentadora, as empresas possuem a obrigação de fornecer os equipamentos de proteção individual aos trabalhadores, de acordo com o risco em que eles forem expostos e de forma gratuita. Vale ressaltar, que os EPIs devem estar em boas condições para uso e perfeito estado de conservação

Além das empresas, os colaboradores também possuem seus deverem em relação à utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva. Os empregados devem utilizar os EPIs e EPCs somente para a utilidade a qual foram projetados.

Guardar e conservar estes equipamentos também fazem parte das suas responsabilidades, bem como cumprir as determinações de uso impostas pelo empregador e avisá-lo quando os dispositivos apresentarem falhas ou alterações que impossibilitem a sua utilização.


Quais os benefícios dos EPIs e EPCs para as empresas?

A utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva são essenciais em todas as empresas, e possuem o benefício de garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores, contribuindo significativamente para a diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Como consequência, a quantidade de trabalhadores afastados do trabalho também reduz de forma significativa e a empresa também evita multas e punições por não obedecer as normas regulamentadores.


É necessário treinamento para utilizar os EPIs?

Um treinamento prévio para a utilização de equipamentos de proteção individual vai depender diretamente do tipo de equipamento que será utilizado pelo trabalhador. Alguns equipamentos mais simples como as luvas e botas, não necessitam de um treinamento por não serem complicados de se usar. 

Entretanto, aqueles equipamentos que possuem uma complexidade maior no momento de manipulação, requerem um treinamento para que o funcionário possua os conhecimentos necessários no momento de utilização. É válido destacar, que esse treinamento deverá ser custeado pelo empregador. 

Nesse artigo, vimos o que a norma regulamentadora nos diz a respeito dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, e também a sua importância, mostrando que a utilização correta desses dispositivos traz benefícios não somente para a saúde e integridade física do trabalhador, mas também para a empresa como um todo. 

A Vital Gestão em Saúde possui um conjunto de conhecimentos técnicos e normas específicas que auxiliam na redução de risco de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais, oferecendo um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio da identificação, análise e controle das situações de risco, e garantindo a proteção da saúde e integridade física e mental dos trabalhadores.

Invista na saúde de seus colaboradores! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Back To Top
×

Agende uma visita.

× Podemos ajudar você?