Fevereiro Roxo e Laranja

Em fevereiro, duas cores chamam a atenção! O Laranja e o roxo trazem significados especiais para o mês, informam e esclarecem sobre doenças autoimunes e degenerativas que possuem grande impacto e são “silenciosas” em seus sintomas. É o caso da Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa. Já representada pela cor laranja temos a Leucemia.

Fevereiro Laranja

A Leucemia é um câncer que resulta de uma mutação genética dos glóbulos brancos. Estes perdem a função de defesa e passam a se reproduzir de forma desorganizada, causando a doença.
Vale ressaltar que existem 12 tipos de Leucemia, e que os sintomas variam conforme a intensidade de cada tipo.

Fevereiro Roxo

O Lúpus é um distúrbio que afeta o sistema imunológico, aumentando em excesso a produção de anticorpos e provocando inflamações e lesões nos órgãos internos ou na pele. De acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando cerca de 70% dos pacientes com a enfermidade.
Já a Fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por uma dor muscular crônica generalizada, mas existem também outros sintomas que se fazem presente. Destacam-se alterações do humor e do sono, ansiedade, depressão, fadiga, cansaço, dores de cabeça, entre outros. A doença ainda pode evoluir para a total incapacidade física. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pacientes com a doença de 7 a 9 são mulheres.
Por fim, a Doença de Alzheimer é um transtorno neurovegetativo com evolução progressiva e lenta, que se manifesta, principalmente, em pessoas com mais de 65 anos, causando inabilidade em conversar e interagir com o todo. O Ministério da Saúde informa que é a forma mais comum de demência entre os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.

Conscientização nas empresas e prevenção

É importante frisar a relevância, dentro das empresas desse contexto, de conseguir um diagnóstico precoce, sendo necessário de antemão estar ciente da possibilidade de ocorrência dessas doenças.
Outro fator relevante é o desconhecimento das famílias para lidar com os casos abordados, tornando o quadro ainda mais complicado. Sendo assim, o acolhimento e o senso coletivo são ainda mais necessários nesses momentos. As empresas tem um papel importante nesse contexto ao implementar um programa de suporte junto aos colaboradores.
Determinados temas devem estar sempre presentes no dia a dia da corporação, ajudando a contribuir de forma empática para o bem social. A adesão a campanhas de prevenção é uma forma construir o espaço interno como meio de ajuda na parte da saúde física e mental.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se interessou pelo assunto?

Artigos relacionados:

Cultura de segurança no trabalho

A construção de uma cultura de segurança do trabalho é necessária para qualquer empresa, pois a busca por um ambiente de trabalho seguro vai além de ser