Durante o ano, diversas campanhas de conscientização na área da saúde são realizadas para informar a população e estimular a realização de ações de prevenção Contra a Aids. No último mês do ano, a campanha anunciada é a do dezembro Vermelho, que serve para informar as pessoas sobre a importância de se prevenir contra a Aids. Confira mais informações sobre a campanha do Dezembro Vermelho e a Aids no artigo a seguir!
O que é a Aids e como ela é transmitida?
De acordo com o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da saúde, a Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, o vírus da imunodeficiência humana e ataca o sistema imunológico, que defende o organismo das doenças.
Vale destacar, que ser portador do vírus HIV não é a mesma coisa de ter aids. Existem diversos casos de pessoas soropositivos que vivem sem ter a doença e sem apresentar sintomas. Entretanto, o vírus ainda pode ser transmitido para outras pessoas através do sexo desprotegido, por seringas contaminadas, ou até mesmo de mãe para filho, caso as ações de prevenção não sejam feitas corretamente.
Como é realizado o tratamento para o HIV?
O tratamento para o HIV é realizado através dos medicamentos antirretrovirais, representados pela sigla ARV. Mesmo que até hoje não exista uma cura, mas tem tratamento. E é graças a evolução desses medicamentos que a Aids deixou de ser uma doença com índices altos de mortalidade.
O tratamento possui diversos benefícios como a melhora na disposição, aumento de apetite, energia e uma melhor expectativa de vida. Atualmente no Brasil, todos os medicamentos antirretrovirais são distribuídos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (que iniciou a distribuição em 1996). A além disso, o tratamento para os portadores do vírus HIV também é garantido pelo SUS.
Como as campanhas ajudam na prevenção da Aids?
As campanhas de prevenção que são realizadas nas diversas mídias possuem o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema que ainda é um tabu no país. Além disso, contribuem para informar e incentivar a reflexão de conscientização a respeito do sexo sem proteção e seus riscos, principalmente para o público mais jovem.
As mensagem que essas campanhas costumam transmitir é um alerta para que as pessoas usem a camisinha durante a relação sexual, e caso contraiam alguma doença, como a Aids, façam o teste e iniciem o tratamento o mais rápido possível se o resultado der positivo.
A informação é uma das melhores formas de se proteger do HIV, juntamente com a prevenção. Por isso, o Dezembro Vermelho é tão importante no país. Além das propagandas que são transmitidas nos veículos de comunicação, são realizadas também palestras e diversas atividades educativas com orientações de prevenção. Também costumam ocorrer a distribuição preservativos e a ampliação da testagem do HIV.
Vale ressaltar que a melhor forma de prevenir uma doença sexualmente transmissível, é com a utilização de preservativos. No mercado estão disponíveis modelos femininos e masculinos que podem garantir a proteção no ato sexual se forem utilizados corretamente. A busca pela prevenção é sempre o melhor remédio.
Como as infecções sexualmente transmissíveis afetam a vida das pessoas?
As infecções sexualmente transmissíveis (ou DSTs) são uma grande preocupação das pessoas, e devem ser, pois elas podem mudar completamente as suas vidas. Para que as consequências não sejam tão graves, o ideal é realizar o diagnóstico precoce e fazer consultas regulares com um médico.