Acidente no trabalho: Principais fatores e consequências nas empresas

Imprevistos ocorrem em todos os lugares e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Entretanto, evitar essas situações imprevisíveis que geralmente acabam se tornando acidentes de trabalho, é uma das maiores responsabilidades que as empresas possuem. Você sabe o que realmente é um acidente de trabalho? Conhece suas causas e quais consequências podem ser geradas para as empresas? Confira no artigo a seguir e tire as suas dúvidas!

O que é acidente de trabalho?

Acidente de trabalho é tudo aquilo que ocorre de forma inesperada e afeta diretamente o ritmo de trabalho, podendo gerar lesões, perda de tempo e danos materiais. Vale ressaltar, que os acidentes não somente afetam os funcionários, mas a organização também. 

Conforme dispõe o art 19 da Lei nº 8 213 91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo  exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Dentro do conceito de acidente de trabalho, existem dois tipos de acidentes: as doenças ocupacionais e o acidente de trajeto. As doenças ocupacionais são aquelas que ocorrem devido às atividades exercidas pelo trabalhador e as condições de trabalho nas quais ele se encontra. Exemplos: LER, Asma Ocupacional, surdez temporária ou definitiva, entre outras.

Já o acidente de trajeto é aquele que ocorre dentro do trajeto Trabalho X Casa ou Casa x Trabalho, sem levar em conta o tempo de deslocamento ou o meio de transporte que foi utilizado pelo trabalhador, definido apenas pelo local onde o acidente aconteceu. 

O que pode causar acidentes de trabalho?

Diversos fatores podem ser responsáveis por possibilitarem acidentes de trabalho. Alguns desses acidentes podem ocorrer devido atitudes do trabalhador que não respeitam as normas de segurança, como: a não utilização dos equipamentos de proteção individual, operação de máquinas e equipamentos sem o conhecimento necessário, realizar as atividades de trabalho sob efeito de álcool ou drogas e fazer brincadeiras indevidas durante a execução de tarefas no trabalho.

Os acidentes também podem ocorrer devido a problemas e/ou situações irregulares nas instalações físicas da empresa e nas máquinas e equipamentos que são distribuídos aos colaboradores. Pisos irregulares, ausência de sinalização e escadas sem corrimão são algumas das causas desses acidentes. 

Além desses fatores, ainda existem os riscos ocupacionais, que podem causar prejuízos à saúde dos colaboradores dependendo do tipo de tarefas que são desenvolvidas no ambiente de trabalho. Os principais riscos ocupacionais são os físicos (ruídos, calor e vibrações); químicos (poeiras, fumos e gases); biológicos (vírus, e bactérias); ergonômicos (monotonia, e esforço intenso) e mecânicos (perda de tempo e danos materiais).

Consequência do acidente de trabalho nas empresas

Além de prejudicar diretamente a saúde do trabalhadores, gerando incapacidade, dores, efeitos psicológicos negativos e reduzindo a sua condição financeira, os acidentes de trabalho também trazem consequências para as empresas. 

O fato de ter ocorrido um acidente de trabalho, já afeta diretamente a produtividade da empresa, não somente em relação ao trabalhador acidentado, mas também aos outros, que provavelmente interromperão as suas atividades para ajudá-lo ou tentar descobrir como o acidente ocorreu.

Ao ferir/machucar o trabalhador, o que irá aumentar os gastos da empresa em relação aos primeiros socorros; o maquinário ou equipamento que estava sendo utilizado no momento do acidente também pode ter sofrido danos, o que contribui para aumentar gastos com conserto ou a compra de um novo, além de gerar perda de materiais que estavam sendo utilizados. 

Vale ressaltar, que quando ocorre um acidente de trabalho este deve ser comunicado imediatamente à previdência social, através de um formulário CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). Esse comunicado deve ser feito até o primeiro dia útil seguinte, sob pena de pagamento de multa. 

A sua empresa se preocupa com os riscos ocupacionais existentes e investe na prevenção de acidentes de trabalho?

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