O que você precisa saber sobre o plano de contingência

Você já ouviu falar em plano de contingência? Toda e qualquer empresa deve estar preparada para possíveis situações que podem acontecer e infelizmente não estão sob controle de um gestor de riscos. E como nenhum negócio está livre disso, o plano de contingência torna-se fundamental para tentar evitar esses transtornos.

No artigo a seguir você vai entender um pouco mais sobre o que é um plano de contingência e a sua importância. Confira!

Afinal, o que é um plano de contingência?

O plano de contingência é um documento onde constam todas as medidas que devem ser tomadas para prevenir riscos ou ser utilizadas no momento em que o sinistro ocorre. Dentro desse documento estarão as informações de treinamento, organização e ações de resposta para controlar a ocorrência desses possíveis eventos. Com isso, serão identificados todos os fatores que podem ocorrer futuramente e afetar a sua empresa e também o que pode ser feito para resolvê-los.

Os imprevistos podem variar dependendo do tipo de cada companhia. Podem ocorrer acidentes de trabalho com funcionários, inundações ou desabamentos, queda de energia elétrica, greve, falta de água, incêndios ou explosões, assaltos, paralisações, perda de arquivos importantes da empresa, entre outros.

Devido esses fatores, o plano de contingência está a cada dia sendo mais requisitado por corporações que buscam a prevenção de adversidades.

Toda empresa precisa ter um plano de contingência?

Para descobrir quais empresas devem elaborar um plano de contingência, é necessário avaliar os processos existentes e analisar todos os tipos de riscos que podem existir e gerar consequências graves. Vale ressaltar que existem empresas, como as indústrias químicas, que pela lei devem apresentar planos de contingência.

Também é importante destacar que os planos de contingência não são feitos para qualquer tipo de risco existente, mas somente para aqueles que podem trazer sérios prejuízos para uma empresa.

Qual a importância da implementação de um plano de contingência?

Orientação de profissionais: caso ocorra algum tipo de problema, os profissionais da empresa podem não saber como agir, caso não exista um plano a ser seguido. Uma vez que existe um plano de contingência bem definido, os mesmos profissionais saberão como agir e não precisarão esperar por instruções quando ocorrerem eventos mais graves. Uma vez que todos sabem o que deve ser feito, a situação fica mais controlável e vidas são preservadas.

Redução de perdas: toda empresa possui uma estrutura que precisa ser preservada por conterem máquinas, equipamentos, documentos e dados que são extremamente importantes. Com um plano de contingência, é possível garantir a proteção desses itens ou então reduzir a quantidade de perdas, em casos de acidentes muito graves.

Desenvolvimento da companhia: toda empresa deseja crescer sem ter a preocupação de lidar com futuros acidentes, ou sinistros imprevisíveis que podem trazer prejuízos severos. É aí que o plano de contingência entra: ele permite que a sua empresa possa diminuir os riscos existentes e até mesmo corrigi-los para que sua organização se mantenha em desenvolvimento, ainda que o mercado passe por situações de crise.

Com um plano claro e bem definido a sua empresa estará preparada para futuros imprevistos! Sua empresa investe gerenciamento de riscos? Já possui um plano de contingência elaborado? Não?
A Vital pode te ajudar! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

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