LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) é, por definição, um fenômeno relacionado ao trabalho, abrangendo quadros clínicos do sistema musculoesquelético.
Caracteriza-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. (Ministério da Saúde).
Sintomas mais comuns de uma LER/DORT:
- Dor localizada;
- Dor que irradia ou que é generalizada;
- Desconforto;
- Fadiga ou sensação de peso;
- Formigamento;
- Dormência;
- Diminuição da força muscular.
Estes sintomas podem ser exacerbados ao realizar determinados movimentos, mas também é importante observar quanto tempo duram, quais atividades o agravam, qual a sua intensidade e se há sinais de melhora com o repouso, nos fins de semana ou férias.
O tratamento irá depender da correção dos fatores de riscos dentro do ambiente de trabalho e de um plano terapêutico adequado
Diversas são as modalidades terapêuticas: medicamentos, fisioterapia (eletroterapia e cinesioterapia), órteses (acessórios para fins terapêuticos, tais como: talas, protetores, cintas, coletes) e reabilitação.
Exercícios físicos aeróbicos regulares também são importantes para manutenção do funcionamento corporal.
A prevenção deve ser iniciada com a educação adequada dos trabalhadores, com aprendizagem de técnicas, condicionamento e ensinamento de posturas apropriadas.
A duração das jornadas de trabalho deve ser respeitada, assim como a presença de intervalos periódicos de trabalho.
Todos os instrumentos, ferramentas, acessórios, mobiliários e postos de trabalho devem ser convenientes, como também as posições, distâncias e angulações envolvidas.
Adotar um melhor estilo de vida, com boa qualidade do sono, condicionamento físico e manutenção da saúde geral, proporciona a qualquer trabalhador condições de executar suas tarefas laborativas com os mínimos riscos de desenvolver um distúrbio no sistema musculoesquelético.