Durante o ano, ocorrem campanhas em meses específicos para alertar as pessoas sobre algumas doenças e incentivar ações de prevenção. Agora no início do ano, a campanha principal é o Janeiro Branco, que visa dar destaque ao tema da saúde mental, incentivando a reflexão e o debate entre as pessoas sobre esse assunto e também atraindo a atenção de veículos midiáticos e empresas acerca da importância de promover ações que combatam o adoecimento emocional.
Confira mais informações no artigo a seguir, fique por dentro da campanha e tire suas dúvidas!
O que é saúde mental?
Enganam-se aqueles que acham que o termo “Saúde Mental” está diretamente associado às doenças mentais. A Saúde mental se relaciona com muito mais coisas, além da falta de doenças mentais.
A saúde mental de um indivíduo está conectada à sua percepção sobre a vida, bem como os desafios e mudanças que sempre ocorrem, e a sua capacidade de lidar com isso (buscando ajuda profissional caso necessário). Também se conecta com a nossa forma de reagir a desejos ou emoções, e também com a noção de que nada é completamente perfeito, pois cada pessoa possui um limite.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda nos diz que “A saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.”
Janeiro Branco
O Janeiro Branco ocorre no início do ano, pois é comum que nessa época as pessoas comecem a traçar planos e metas para serem atingidas ao longo dos próximos meses e tentar melhorar a qualidade de vida. Também é um momento de reflexão sobre a vida onde pensamos bastante a respeito do nosso comportamento, dos relacionamentos que tivemos e até mesmo o sentido da nossa vida.
Essa campanha teve origem no Estado de Minas Gerais, em 2014, quando foi criada por psicólogos, e possui o objetivo de transmitir a importância de se falar sobre a questão da saúde mental das pessoas, assim como chamar a atenção das mídias, empresas e poderes públicos e privados para mostrar como é importante investir em medidas, ações e políticas públicas para combater doenças como a depressão, que já é responsável por atingir mais de 12 milhões de brasileiros, de acordo com a OMS.
Veja a seguir 3 dicas para promover ações voltadas à saúde mental no trabalho:?
1 – Implemente um programa de saúde mental?
Aborde os temas sobre saúde mental e emocional em palestras, oficinas ou rodas de conversas. O importante é deixar os assuntos em máxima evidência na sua empresa para ajudar seus funcionários a lidar com os problemas diários e refletir sobre a importância de cuidar da sua saúde.?
2 – Incentive a ginástica laboral?
A ginástica laboral é uma ginástica de curta duração que utiliza exercícios para respiração, alongamento e correção de postura em um ambiente de trabalho. A atividade ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresses, e a prevenir doenças, lesões e dores que podem ser ocasionadas durante o trabalho.?
Além disso, a ginástica laboral é uma ótima opção para criar a socialização entre colegas de trabalhos e criar um tempo de lazer e relaxamento mental no meio da rotina de trabalho.?
3 – Apoie seus colaboradores?
Muitas pessoas possuem dificuldades em identificar problemas ligados à saúde mental. Em alguns casos isso pode afetar o ambiente de trabalho, pois a pessoa fica cada vez mais estressada, o que acaba influenciando o seu rendimento e as relações pessoais com os colegas de trabalho.?
É importante que os gestores tenham um canal ativo com seus colaboradores para apoiarem-se e terem a liberdade de realizar uma conversa direta e amigável, onde consigam entender os reais motivos de variação de rendimento e tentarem ajudar a reconhecer e a melhorar sua saúde mental.?
Saúde e segurança no trabalho, é com a Vital Gestão em Saúde! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!