Sintomas de estresse no ambiente do trabalho

O ambiente corporativo pode ser muito exigente às vezes. O excesso de tarefas, relatórios, informações e atualizações tecnológicas podem afetar seriamente a saúde de um profissional, uma vez que contribuem para gerar estresse no trabalho. Se essas situações não forem identificadas e combatidas, as chances de comprometer a saúde do funcionário e consequentemente o desempenho da empresa são altas.

O estresse no trabalho diminui a qualidade de vida daqueles que estão sofrendo com isso. É extremamente importante que as empresas reforcem os cuidados com os seus colaboradores, propiciando um ambiente de trabalho com menos cobranças, e mais apoio psicológico. Além disso, observar se existem membros da equipe apresentando sintomas físicos de estresse, como: taquicardia, tensão muscular, boca seca, dores no estômago, mãos frias e suadas, sensação de cansaço, dificuldades de memorização. A liderança das empresas é parte fundamental no combate ao estresse. Algumas ações podem ajudar a manter o ambiente de trabalho mais saudável, como por exemplo: 

• Conservar o bom relacionamento no ambiente laboral;

• Manter a calma em reuniões de trabalho;

• Gerenciar o tempo de trabalho para cada atividade;

• Realizar testes e exames periódicos nos funcionários;

• Adaptar horários flexíveis e intervalos entre as atividades.

O trabalhador também pode agir para evitar que o estresse prejudique sua qualidade de vida e desempenho, já que deixar de trabalhar não é possível. Uma das causas mais comuns do estresse no trabalho é a sobrecarga de tarefas, logo, a organização é essencial. Desenvolver um cronograma para organizar tarefas e cumpri-las com calma dentro de um prazo bom para o profissional e para a empresa é uma excelente dica.

Dentro da organização de tarefas é necessário também estabelecer prioridades. Realizar primeiro os projetos que possuem prazos menores e depois os que possuem prazos maiores, ajuda a diminuir a sobrecarga e melhorar o seu desempenho na empresa. 

Além dos fatores de organização, o fator social também é indispensável. Um bom relacionamento com os membros da equipe é essencial para tornar o ambiente mais agradável e menos competitivo. Atritos e críticas sempre existirão, mas é necessário abrir a mente e entender as opiniões, diferenças e limitações do outro. Um boa convivência é excelente para a saúde mental de todos. 

Por fim, mas não menos importante: conhecer os próprios limites imprescindível! É comum querer demonstrar uma super produtividade, mas quando isso se transforma em sobrecarga de tarefas pode virar um problema. Caso haja sobrecarga de tarefas, é melhor conversar com o superior. Pode ser possível encontrar alternativas para que a divisão de projetos seja feita para toda a equipe. 

Tenha em mente que o estresse só prejudica a sua saúde e qualidade de vida. Caso sinta sintomas, não omita. Converse com seu superior e procure ajuda médica!

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