Existem diversas siglas na área da segurança do trabalho, e uma em especial é a CIPA, sobre a qual falaremos nesse artigo. Confira a seguir as vantagens que ela oferece para uma empresa e saiba mais informações a seu respeito.
A CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, organizada pelos representantes dos empregados e dos empregadores, e possui o objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, visando a qualidade de vida e a saúde do trabalhador. Nesse contexto, ocorrem estudos do ambiente de trabalho para identificar possíveis riscos à integridade física dos colaboradores, e medidas para a redução ou extinção desses riscos são propostas.
De acordo com as regras, todas as organizações que possuírem mais de 20 funcionários são obrigadas a ter CIPA, que será estabelecida em empresas públicas ou privadas, entidades de economias mistas, cooperativas, associações recreativas e sociedades de economia mista. A Obrigatoriedade da Comissão está presente no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Vantagens da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Fiscalização de ambientes:
A fiscalização da CIPA proporciona uma melhor gestão do negócio, uma vez que mostra quais são os pontos falhos e quais são os aspectos mais importantes para realizar a administração. Além disso, possibilita a criação de estratégias para uma tomada de decisões mais eficaz.
Riscos menores:
Ao realizar as fiscalizações no ambiente de trabalho, os riscos tendem a ser menores. Isso beneficia tantos os empregados como os empregadores.
Custos reduzidos:
Segurança é investimento. Com a execução de uma CIPA, os dias de de trabalho que seriam perdidos com atestados, afastamentos e possíveis substituições de funcionários (que geram muitos gastos), são reduzidos significativamente.
Análise de acidentes:
É impossível garantir que acidentes nunca ocorrerão. Erros sempre serão metidos e as máquinas podem falhar em algum momento. A CIPA irá ajudar a identificar as causas desses eventos indesejados, e sugerir medidas que precisarão ser tomadas para evitar que esses eventos ocorram ou se repitam.
É válido ressaltar que para que as vantagens citadas acima e muitas outras sejam alcançadas é necessário que existam membros atuantes que se comprometam com a segurança, saúde e qualidade de vida dos seus colaborados.
Apenas realizar reuniões com frequência e anotar as medidas que precisam ser tomadas não é o suficiente. Essas medidas precisam ser realizadas efetivamente e devem atender as necessidades dos profissionais de acordo com a área de trabalho que pertencem.
Logo, o estudo do ambiente de trabalho é extremamente importante para que um mapa de riscos seja contruído e ações sejam implementadas para diminuí-los ou extinguí-los. A integridade física do trabalhador é importante para a sua vida profissional e principalmente a pessoal e esses fatores devem ser sempre priorizados.