A obrigatoriedade e Importância da Avaliação dos Fatores de Risco Psicossociais

Blogpost Vital News Video 11 Ari

A sua empresa já iniciou o processo de Avaliação dos Fatores de Risco Psicossociais? 

A NR-1 passará a incluir expressamente os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Isso significa que todas as organizações devem avaliar e controlar todos os perigos e riscos existentes na organização, incluindo os decorrentes de fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, integrando-os ao inventário de riscos. 

Como fazer a gestão dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho? 

Para realizar a gestão dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho no âmbito do GRO é preciso utilizar as disposições da NR-1 de forma combinada com a NR-17. A gestão da ergonomia, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho, deve ser realizada pela utilização de dois métodos previstos na NR-17: a avaliação ergonômica preliminar (AEP) ou a análise ergonômica do trabalho (AET). 

Então, como proceder? O que fazer especificamente? 
  1. Comunicar os trabalhadores

A comunicação transparente com os trabalhadores é essencial. Se a identificação e avaliação de fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho nunca foi feita dentro da empresa, é muito importante, de forma antecipada, conversar com os trabalhadores sobre esse tema e prestar o máximo de esclarecimento. Por exemplo, informar que vai ser aplicado um questionário, os seus objetivos e os resultados esperados. Deixar isso claro para os trabalhadores, a fim de facilitar e promover a adesão. 

  1. Aplicação Ferramenta de Avaliação Cientificamente Fundamenta

Em relação às ferramentas de avaliação, o MTE não define ou não sugere nenhuma metodologia específica. Porém, determina que a ferramenta específica deve ser cientificamente fundamentada, ou seja, se existe estudo científico ou um órgão ou instituição de SST, nacional ou internacional, que lhe dê embasamento e suporte. O objetivo é identificar e avaliar os fatores para que se possa adotar medidas de prevenção. 

  1. Ambiente de Confiança

A organização necessita criar um ambiente de confiança, para que se possa realmente dialogar com o trabalhador e trazer as questões reais que estão afetando a atividade de trabalho. 

  1. Garantia do Anonimato

Ao utilizar a ferramenta de avaliação para toda empresa ou para um determinado setor ou atividade, é muito importante manter o anonimato, dando essa garantia para o trabalhador.  

  1. Implementação do controle e acompanhamento das medidas de prevenção

Concluída a etapa de identificação do perigo e avaliação do risco, passa-se à etapa de implementação do controle e acompanhamento das medidas de prevenção. Isso deve ser feito por meio de um plano de ação, documento com os registros que demonstram a implementação das medidas de prevenção e o seu acompanhamento. 

  1. Documentação

Todas as etapas desse processo devem ser registradas nos documentos da AEP e do PGR para fins evidenciar a implementação do GRO.  

A sua empresa já iniciou o processo de Avaliação dos Fatores de Risco Psicossociais? 

Nós podemos ajudar a sua empresa com Gestão Inteligente, avaliando, com tecnologia e acessibilidade os fatores de risco psicossociais, por meio de ferramentas reconhecidas cientificamente, atendendo os requisitos de NR 1 e 17 e garantindo o anonimato para os seus colaboradores, por meio de aplicativo no seu smartphone ou computador.  

Para saber mais, entre em contato com um dos nossos especialistas!  

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se interessou pelo assunto?

Artigos relacionados: