Segundo a Agência Europeia para Segurança e Saúde no Trabalho, os riscos psicossociais e suas consequências para a saúde física e mental são questões que apresentam grandes desafios em matéria de saúde e segurança no trabalho, no momento. Além do seu efeito prejudicial na saúde trabalhador, os riscos psicossociais também têm um impacto negativo na eficiência das Empresas, bem como nas economias mundiais.
Agora, como diferenciar riscos psicossociais de saúde mental?
É fundamental, na Gestão de Riscos Psicossociais, diferenciar “Condições de Risco Psicossociais” de “Saúde Mental”. Os Riscos Psicossociais estão relacionados às condições de trabalho e podem ser prevenidos ou gerenciados dentro do Ambiente Organizacional. Já a Saúde Mental é um estado de bem-estar geral que pode ser afetado por diversos fatores, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
O que são os riscos psicossociais?
A Organização Internacional do Trabalho – OIT define os riscos psicossociais como condições ambientais que pode afetam o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores e podem levar ao adoecimento, como por exemplo: cargas de trabalho excessivas, falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador, comunicação ineficaz, falta de apoio das chefias ou dos colegas, assédio psicológico e sexual, entre outros.
Então, como prevenir riscos psicossociais no trabalho?
A prevenção e controle dos riscos psicossociais requer comprometimento por parte da organização. Como prioridade, é preciso focar na construção de um ambiente seguro e saudável, que valorize a qualidade de vida e tenha interesse genuíno na promoção do bem-estar de seus trabalhadores.
Entre os principais exemplos de medidas práticas, temos: o Estabeleça uma cultura de apoio e valorização, crie um ambiente no qual os funcionários se sintam valorizados e ouvidos; promova a saúde mental no ambiente organizacional; Treine líderes e gestores; implemente políticas claras, etc.
O acompanhamento constante do ambiente de trabalho é essencial, tanto para o gerenciamento de riscos psicossociais, quanto para sua identificação e prevenção.
A gestão de riscos psicossociais é fundamental para garantir a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores, além de promover ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
É possível moldar o ambiente para criar um espaço favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo a saúde mental.
Pular para o conteúdo
