Qual é o peso máximo que pode ser carregado por um colaborador?

A CLT estabelece no artigo 198 o limite de 60kg para o trabalhador carregar individualmente.

A NR17 utiliza os conceitos ergonômicos para determinar os parâmetros do transporte manual de cargas. Você sabe qual o peso máximo permitido para um único trabalhador, envolvendo o levantamento e a deposição da carga?

Podemos dizer que a ergonomia é um conjunto de técnicas que promove a adaptação confortável e produtiva do trabalhador, dentro do ambiente laboral. As condições de trabalho, assim como as funções estabelecidas aos trabalhadores devem compreender um modo de atuação, que proporcionem o máximo de segurança, sem comprometer a saúde do individuo.

As funções de trabalho relacionadas ao levantamento, ao transporte e à deposição de cargas devem estar sempre em conformidade com as regras que definem as condições, a infraestrutura e os equipamentos adequados para este tipo de trabalho.

É fundamental que todo empregador e trabalhador estejam sempre atentos às normas regulamentadoras vigentes. Para o transporte manual de cargas é importante que se tenha muita atenção às regras de segurança.

O peso máximo para o transporte manual de cargas não poderá comprometer, em hipótese alguma, a saúde ou a segurança de um trabalhador e no caso de mulheres e de trabalhadores jovens (menores de 18 anos), quando designados para este serviço, o peso deverá ser, consideravelmente, inferior ao admitido para os homens.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabeleceu 60 quilos como o peso máximo que um trabalhador pode remover individualmente, considerando que é vedado que mulheres e jovens menores de 18 anos sejam designados aos serviços que demandam uma força muscular superior a 20 quilos, para trabalhos contínuos, ou 25 quilos para as funções que exigirem, ocasionalmente, o transporte manual de cargas. Esteja atento às normas regulamentadoras do trabalho.

manualdotrabalhoseguro.blogspot.com

Fonte: Ministério do Trabalho e https://goo.gl/KnDQ8G