Arquivo mensais:maio 2017

Dia Mundial Sem Tabaco // 31 de Maio

O consumo do tabaco gera enormes gastos para as nações tanto pelos custos elevados de atenção à saúde como pela perda de produtividade no trabalho e vem sendo cada vez mais reconhecido como um fator agravante de pobreza, da fome, da desnutrição e, portanto, um entrave ao desenvolvimento sustentável de um país.

Continue lendo

Prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe // 09 de Junho

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 09 de Junho! Se ainda não foi, aproveite esta oportunidade para se vacinar e levar sua família!
Poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Continue lendo

Campanha de Vacinação Contra a Gripe // 17 de Abril à 26 de Maio

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, 17 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. A campanha vai até o dia 26 de maio. No dia 13 de maio, um sábado, haverá mobilização, com postos extras montados em toda a cidade para facilitar o acesso da população alvo.

A vacina estará disponível durante a campanha nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para as mulheres até 45 dias do parto, será solicitada comprovação da condição clínica. A meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados da campanha, o que representa cerca de 1,4 milhão pessoas a serem imunizadas.

Continue lendo

Dia Mundial de Higienização das Mãos // 05 de Maio

“Estudos mostram que a prática de higienização das mãos está associada a uma redução nas taxas das infecções relacionadas à assistência à saúde, as chamadas Iras. A devida higienização serve para remover sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo as transmissões cruzadas. Embora a ação seja simples, o não cumprimento dessa prática pelos profissionais de saúde ainda é considerado um desafio no controle de infecção dos serviços de saúde.”

Fonte: https://goo.gl/BK2LCx

Por que algumas pessoas têm pressão baixa?

“Uma parte vem da genética. O DNA ajuda a determinar se um indivíduo terá pressão mais baixa ou ficará hipertenso. A tendência a apresentar valores abaixo dos 12 por 8 não representa, na maioria das vezes, um risco. No verão, por exemplo, é normal o sol e o calor provocarem a dilatação dos vasos e, assim, uma ligeira queda de pressão. Em alguns, ela cai mais. Em outros, cai menos. As mulheres durante a gestação sofrem um pouco com isso porque os hormônios da gravidez derrubam a pressão. Aí vêm a tontura, as dores de cabeça… Esses desconfortos costumam acontecer quando a medida fica abaixo de 10 por 6.”

Continue lendo

Dia Mundial da Asma // 2 de Maio

“No dia 2 de maio se comemora o Dia Mundial de Combate à Asma, uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.
A asma caracteriza-se por um processo que afeta todo o organismo e não somente as vias aéreas inferiores, que aumentam a produção de secreções e prejudicam a passagem de ar.”

Veja mais: https://goo.gl/qGgIDn

Fonte: saude.ba.gov.br